domingo, 8 de março de 2009

Veja

Newsletter | VEJA.com

7 de março de 2009



Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

Caro leitor,

antes de mais nada, para quem quiser ir direto para o índice completo da revista, sem meus comentários, o link é este: http://veja.abril.com.br/newsletter/newsletter.html

Nesta semana, a apuração de reportagens pelos jornalistas de VEJA e seus resultados levaram-me a pensar sobre o papel do jornalismo, a meu ver um dos sustentáculos das sociedades abertas e um ofício exercido sempre, ou quase sempre, em oposição ao mundo oficial dos governos e seus burocratas. Precisamente, o que me levou a essa reflexão foi o fato de que, na mesma semana em que a CPI dos Grampos terminava melancolicamente sem conclusões definitivas nem punições exemplares, os jornalistas de VEJA Expedito Filho e Otávio Cabral, ambos da sucursal de Brasília, levantavam as provas de que o alvo das investigações da comissão parlamentar, a escuta clandestina, continua em franca e impune atividade no Brasil.
Expedito teve acesso ao conteúdo dos arquivos do computador apreendido pela Polícia Federal na casa do notório delegado Protógenes Queiroz, material que a CPI oficialmente não teve tempo de examinar e deu por encerrados os trabalhos.
Ao mesmo tempo, Otávio Cabral desvendava no Recife outra investida ilegal da espionagem política, a confissão de um araponga que procurou Jarbas Vasconcelos para contar ter sido sondado por emissários supostamente ligados ao PMDB com uma proposta para devassar a vida privada do senador, que, em entrevista a VEJA há três semanas, denunciou corrupção no partido.
O trabalho da dupla de repórteres teve imediato efeito sobre o mundo oficial e sua sonolenta tendência de não apurar nada que prejudique os políticos e suas ambições.
Advertido sobre a gravidade das provas levantadas por Expedito, o deputado Marcelo Itagiba, do PMDB, presidente da comissão, prometeu exigir a prorrogação dos trabalhos de investigação da CPI. Não seria a primeira vez que isso ocorreria. A prorrogação, se vier desta vez, prestará um grande serviço ao país, pois são de estarrecer as provas do descontrole a que chegou a operação de espionagem clandestina promovida pelo delegado Protógenes.
Já o senador Jarbas Vasconcelos ocupará a tribuna do Senado na próxima terça-feira para denunciar oficialmente o caso de espionagem que o repórter Otávio Cabral ajudou a esclarecer.
Diz, com propriedade, a Carta ao Leitor de VEJA: "Esse é o papel do jornalismo, garantir que os cidadãos saibam o que se faz em seu nome e com seu dinheiro, ser os olhos e os ouvidos da nação e, como resultado disso, um dos esteios da democracia".

Bem, a vida não é feita apenas de momentos dramáticos nem é uma emergência permanente. Por isso, uma boa revista, como VEJA, precisa dar ao leitor opções de assuntos leves mas ainda assim não menos relevantes. É o caso da entrevista de Páginas Amarelas desta semana estrelada, e esse é verbo preciso, pelo estilista da Louis Vuitton, o americano Marc Jacobs, de 45 anos. Imperador da futilidade e do luxo, Jacobs conta como a indústria de alta moda – com suas bolsas de 20.000 reais – está sendo atingida pela crise econômica mundial. Antes de condenar, lembre-se de que os criadores de alta moda criam dezenas de milhares de empregos diretos e milhões de indiretos – e, como dizia o irlandês Oscar Wilde, "só as pessoas superficiais não dão valor às aparências".

Tendo sido a revista que mais investigou as falcatruas cometidas por Fernando Collor e seus asseclas quando ocuparam o governo no começo dos anos 90, VEJA não podia enxergar com naturalidade a volta de Collor ao cenário político, erguido da lama pelas mãos de Lula e do PT. É, caro leitor, Elle voltou. Lula e o PT trouxeram à vida todos os vampiros corruptos que, de alguma maneira, haviam tido sua atuação suprimida ou pelo menos atenuada por algum tipo de punição – da renúncia à execração pública. Lula e o PT ressuscitaram Jader Barbalho, Renan Calheiros, Severino Cavalcanti e, agora, para culminar, Fernando Collor. Com a ajuda de Lula e uma fingida oposição dos senadores petistas, Collor se tornou o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado – é o inspetor das obras do PAC. A raposa agora vigia o galinheiro. Nossa reportagem conta como o PT e Lula patrocinaram a volta de Collor, desde quando negaram votos para a cassação de Renan, o grande patrono do único presidente brasileiro a sofrer impeachment.

A seção de assuntos internacionais traz uma pequena mas perturbadora reportagem sobre a prevalência da brutalidade no continente africano. O século XXI caminha para sua segunda década e a África ainda permanece imersa na selvageria: os eventos da semana passada na Guiné-Bissau e no Sudão mostram o tamanho do desafio de civilizar o continente, que já foi chamado de "negro" e, pela sua impenetrabilidade, era pintado de preto no mapa-múndi.

São esses, caro leitor, os assuntos que mais me motivaram a comentar. Espero que tenha gostado.

Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br

Um forte abraço e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação

Destaques de VEJA.com

Desafios globais
O publicitário Nizan Guanaes, convidado a participar do Clinton Global Initiative (CGI), um dos maiores eventos internacionais de responsabilidade social e ambiental, organizado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, registrou o encontro com exclusividade para VEJA.com.
www.veja.com.br/blog/nizan-guanaes

Em Profundidade
Nutrição – O valor dos alimentos
www.veja.com.br/emprofundidade

Perguntas & Respostas
- Como cuidar do orçamento em 2009
- Lixo espacial
- Linguagem de internet
www.veja.com.br/perguntas

Cinema
Trailer do filme O Visitante

Acervo digital
A trajetória de Ronaldo Fenômeno
www.veja.com.br/acervo


Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Sesc SP

Olá, Auro Tanamati newsletter

Rabecas artesanais e lembranças musicais em show de Di Freitas
Michel Melamed dá continuidade à pesquisa iniciada com as pecas Regurgitofagia e Dinheiro Grátis, no espetáculo Homemúsica no SESC Consolação. As mais famosas canções das novelas são relembradas em Belíssimas e Favoritas, no SESC Pompéia com Elba Ramalho, Zezé Motta e outras intérpretes. Na mesma unidade, a Cia Azul Celeste, sob direção de Georgette Fadel, encena Cem Gramas de Dentes, peça que discute as relações sobre ética e poder. Com a técnica do Contato e Improvisação, os bailarinos Daniel Lepkoff (EUA) e Sakura Shimada (JAP) apresentam Land Mass/Recycle Project e Divided By Zero no SESC Avenida Paulista. No domingo, Paralamas do Sucesso faz show ao ar livre no SESC Interlagos e, na segunda, o luthier, compositor e instrumentista Di Freitas [foto] valoriza suas raízes nordestinas em show de lançamento do CD O Alumioso, pelo Selo SESC.



Nova sala de ginástica multifuncional no SESC Ipiranga! Neste fim de semana programação especial: palestras, vivências de danças, aulas abertas de ginástica postural, mat pilates e mais


Para as pessoas antenadas na web 2.0, diariamente e em tempo real, o melhor da programação com promoções e novidades. Assine e acompanhe por mensagem instantânea ou celular


Minha Programação
Confira a programação de acordo com suas preferências indicadas no cadastro

Astronauta Pinguim, Elba Ramalho, Zezé Motta, Dani Lasalvia e Érika Martins.
SESC Pompéia | Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 18h.

HOMEMÚSICA
SESC Consolação | Sextas e sábados às 21h.; domingos às 19h.

Origami
SESC Pinheiros | Sextas, das 14h às 16h.

INTERNET PARA ADULTOS- MÓDULO 2
SESC Interlagos | Sexta, 15h às 17h.

Xilogravura
SESC Pompéia | Sábado e domingo, das 13h30 às 17h30.

Bate-papo com Ana Maria Machado
SESC Santo André | Sábado, às 11h.

CICLO FELLINI
SESC CineSESC | sexta a domingo.

CAMINHANDO: O CORPO E A CIDADE
SESC Santana | Sábados, às 10h.

INSCRIÇÕES - CURSOS DE ATIVIDADES CORPORAIS
SESC Pompéia | Sexta, das 10h às 20h.

Caminhada: descobrindo as águas no SESC Interlagos
SESC Interlagos | Sextas, às 11h.

Esperamos encontrá-lo em breve nas unidades do SESCSP.
Para mais informações, consulte a programação integral no Portal SESCSP.
ou ligue 0800 - 118220 (na Capital e cidades com o prefixo 011).
Cancelar recebimento da newsletter.
Alterar preferências de programação.