segunda-feira, 30 de março de 2009

Veja São Paulo

É Hoje! - Edição nº 478 - Seg., 30 de Mar. de 2009 - VEJA São Paulo

Não consegue visualizar este e-mail? Clique aqui

O melhor da capital todo dia no seu e-mail

Quer receber este boletim? Cadastre-se. É grátis.

Seg., 30 de Mar. de 2009

478

Encontre na Cidade:

Restaurantes | Bares | Comidinhas | Receitas | Cinemas | Teatro | Shows | Noite

1

foto: Andre Stefano

NOITE
Aniversário do Rey Castro
Sidney Magal canta seus sucessos na comemoração de cinco anos do Rey Castro. Músicas como Sandra Rosa Madalena e O Meu Sangue Ferve por Você não devem faltar. (11) 3842-5279.
> clubes de salsa e merengue
> dança de salão

Em vídeo, receitas, trailers e cenas de teatro adulto e infantil

2

foto: divulgação

ESPECIAL
Sons e Sonidos
O evento propõe um intercâmbio entre artistas brasileiros e de outros países da América Latina. Nesta semana, sobem ao palco o violonista gaúcho Yamandu Costa e o pianista argentino Adrián Iaies. No Bourbon Street. (11) 5095-6100.
> cultura
> passeios

Feijão tropeiro, canjiquinha e leitão à Â pururuca

3

foto: divulgação

+SHOWS
Paulo Ricardo
O cantor volta ao Tom Jazz para uma temporada às segundas-feiras. Velhos sucessos do RPM, como Rádio Pirata e Olhar 43 não ficam de fora do repertório. (11) 3255-3635.
> especial
> nesta semana

Como se faz: o camarão na minimoranga do Tête à Tête

4

foto: Daniela Toviansky

SHOWS
Elba Ramalho e Luiza Possi
Com renda revertida para a ONG Bate Coração, que ampara crianças com câncer, o espetáculo reúne as duas cantoras. A abertura fica a cargo de Cezinha, acordeonista de Elba. (11) 3813-4708.
> Cauby Peixoto
> programe-se

5

foto: Alicia Peres

TEATRO
Doutor Faustus Liga a Luz
Sete atores se revezam nos personagens para contar a história do homem que, nesta versão, vendeu a alma ao diabo em troca da invenção da luz elétrica. (11) 3221-5558.
> A Alma Imoral
> dramas

6

foto: divulgação

+TEATRO
Sexo, Etc e Tal
O tema anunciado no título é tratado numa série de esquetes. Situações sobre traição, amor e fetiche fazem parte da trama levada por André Sabino, Nakuza Kule, Rachel Goesi e André Rangel, este último também o diretor da peça. (11) 3107-5774.
> estreias
> reestreias

7

foto: Victor Almeida

CURSOS
Arte Contemporânea
O artista plástico e professor da USP Carlos Fajardo discute as transformações ocorridas na arte nos últimos cinquenta anos. Andy Warhol e Marcel Duchamp fazem parte do roteiro de estudos. (11) 3675-6081.
> Técnicas de Relaxamento
> liquidações

8

foto: divulgação

CINEMA
Simplesmente Feliz
Sally Hawkins interpreta Poppy, uma professora primária londrina cujo lema na vida é ser feliz. Poppy vai às baladas, toma aulas de flamenco, faz cama elástica e diverte-se na companhia das amigas. O contraponto surge na figura de um instrutor de autoescola mal-humorado.
> Ele Não Está Tão A Fim de Você
> Surf Adventures 2

9

foto: divulgação

+CINEMA
Passageiros
A trama mostra o trabalho da psiquiatra Claire (Anne Hathaway) junto aos sobreviventes de um acidente aéreo que matou mais de cem passageiros. Além de fazer sessões em grupo, a moça dedica seu tempo a tratar do executivo Eric (Patrick Wilson).
> Gran Torino
> O Lutador

10

foto: divulgação

LIVROS
Gastronomia
O escritor e enófilo Carlos Cabral autografa A Mesa e a Diplomacia Brasileira - O Pão e o Vinho da Discórdia, na Livraria Cultura, às 19h. (11) 3170-4033.
> vinhos
> mais especial

O que é
A newsletter É Hoje! informa, de segunda a sexta, o melhor da programação de lazer e entretenimento em São Paulo. Quer receber todos os dias em seu e-mail? Cadastre-se.

Portal Veja São Paulo | Revista Veja São Paulo | Roteiros no Celular

Veja

Newsletter | VEJA.com

28 de março de 2009



Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

Caro leitor,

para ir diretamente ao índice completo da revista, o link é este: http://veja.abril.com.br/newsletter/newsletter.html

Uma das reportagens mais intrigantes da VEJA desta semana é a abertura da seção de Economia, que analisa o novo pacote anticrise do governo americano, no valor de 1 trilhão de dólares. Os repórteres se dedicaram ao desafio de explicar não apenas as chances do pacote de apressar o fim da crise mas também todos os significados desse valor astronômico. Que espaço ocupariam em um galpão todas as cédulas necessárias para chegar a 1 trilhão de dólares? Se esse valor fosse distribuído igualitariamente entre todos os seres humanos vivos e todos os que já viveram desde o surgimento do Homo sapiens, quanto cada um levaria? Muito interessante.

A capa da revista trata da condenação da empresária Eliana Tranchesi, dona da butique Daslu, a famosa loja de artigos de luxo de São Paulo que se tornou, desculpe-me pelo lugar-comum, um templo de consumo para os brasileiros ricos de todas as partes do país. O irmão de Eliana e um importador da Daslu também foram presos. Na sexta-feira, os advogados da trinca obtiveram habeas corpus, instrumento legal que lhes permitirá permanecer em liberdade até a condenação definitiva.

A Carta ao Leitor de VEJA faz um alerta sobre o episódio e seus significados.
"É preciso desestimular as tentativas de enxergar na punição da dona da Daslu uma condenação também a todos aqueles que, apenas por desfrutar uma boa situação material, parecem aos olhos do populismo rasteiro cidadãos privilegiados e inimputáveis. A caça aos ricos é uma tentação suicida que, como demonstra a história, só produz mais miséria moral, política, econômica e social.
Deve-se refrear também o impulso de ver no comércio de artigos caros e requintados apenas mais uma demonstração viciosa das classes abastadas.
As pessoas que fabricam e vendem essas mercadorias, desde que respeitem as leis, são cidadãos tão úteis à comunidade quanto quaisquer outros. Como toda indústria, a do luxo cria empregos, produz riqueza e qualifica a mão de obra – e permite que as pessoas exerçam sua liberdade individual também na maneira como dispõem de seu dinheiro. Se a condenação de Eliana Tranchesi a 94 anos e seis meses de prisão tem algum significado maior – fique ela efetivamente presa ou não –, é o de marcar, talvez, o fim da era em que os ricos e com boas conexões em Brasília podiam tocar seus negócios livres dos impostos, fora do alcance das leis e ao arrepio de todas as regras comerciais, em prejuízo flagrante para os concorrentes – e, consequentemente, para o bom funcionamento da economia de mercado.
A Carta ao Leitor termina com uma sábia recomendação: "O Brasil daria também um passo gigantesco na luta contra os que roubam dinheiro público se aos corruptos do mundo oficial fosse dispensada a mesma e diligente orquestração de esforços de polícia e Justiça que levou à condenação e prisão da dona da Daslu".

Em uma contribuição especial, o articulista de VEJA Claudio de Moura Castro fala dos planos do Ministério de Educação, o MEC, de acabar com o vestibular. Moura Castro faz o elogio do vestibular como forma de selecionar os melhores alunos para as universidades mas concorda com sua extinção. Contraditório? É preciso ler o artigo para entender que não. Este pequeno trecho fornece uma boa pista: "Em contraste com pretéritos acessos de burrice, desta vez o MEC está coberto de razão. Embora descubra e selecione os melhores, o vestibular atual é inconveniente para os candidatos. E, pior, massacra o ensino médio".

VEJA conta também os bastidores da operação da Polícia Federal que descobriu na Construtora Camargo Côrrea, a segunda maior do país, crimes fiscais e doações ilegais a partidos políticos. A reportagem elogia os policiais, os promotores e o juiz do caso, que, desta vez, agiram com profissionalismo: a operação foi dura, pode ter cometido exageros, mas mostrou-se bem mais profissional do que a movida para pegar o banqueiro Daniel Dantas. É um avanço.


Meu caro leitor, fico por aqui.

Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br

Um forte abraço e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação

Destaques de VEJA.com

Educação
A tecnologia invade as escolas
www.veja.com.br/educacao

Perguntas e respostas
A reunião do G-20 em Londres
www.veja.com.br/perguntas

Perguntas e respostas
Como funciona a vacina contra a gripe
www.veja.com.br/perguntas

Saúde
Alimentos orgânicos e seus benefícios
www.veja.com.br/saude

Galeria de imagens
As novelas do autor Benedito Ruy Barbosa
www.veja.com.br/galerias


Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados