segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ENC: Treinamento Líder Totvs I - Caminho Sagrado

 

 

             

       Auro

Terapeuta Natural

  CNT 11.410

 

De: Instituto Totvs [mailto:totvsinstituto@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 9 de novembro de 2009 09:43
Assunto: Treinamento Líder Totvs I - Caminho Sagrado

 

Bom dia!!!!

Estão abertas as inscrições para o Treinamento LÍDER TOTVS I – Caminho Sagrado que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro em Atibaia.

Para quem já participou faça sua indicação e compareça ao Encerramento no domingo. Se ainda não vivenciou não perca essa oportunidade única em sua vida!

Sua presença nos encontros e encerramentos é muito importante para seu processo e evolução pessoal.

Com amor e luz,

Instituto Totvs

 




--





Visite nosso site: www.institutototvs.com.br

Participe de nossa comunidade no Orkut.




Caso não deseje mais receber informações sobre nosso Instituto, responda esse e-mail com o assunto:  REMOVER

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 8.5.425 / Banco de dados de vírus: 270.14.55/2489 - Data de Lançamento: 11/09/09 07:39:00

ENC: Psi-cológica -> Pesquisa : AA sob o prisma da psicanálise

 

 

         

     

-cologica@yahoogrupos.com.br [mailto:Psi-cologica@yahoogrupos.com.br] Em nome de Sabina Vanderlei
Enviada em: sexta-feira, 6 de novembro de 2009 13:13
Para: Lista Psi-cológica
Assunto: Psi-cológica -> Pesquisa : AA sob o prisma da psicanálise

 

 

Os grifos na reportagem abaixo são meus.
Um problema sério como a dependência química, que já enfrenta tantos obstáculos para ser superado, ainda tem que enfrentar o preconceito dos próprios profissionais de saúde que atendem estes pacientes em situações de crise.

Como Nietzsche disse há mais de 100 anos atrás: precisamos repensar nossos valores!

Sabina Vanderlei


---------- Forwarded message ----------
From: Wagner Vaz

Sabina,
Veja este link : http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=5899

--------------------------------

Pesquisa analisa a eficácia do Alcoólicos Anônimos sob o prisma da psicanálise

Danielle Kiffer 

© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

 Foto:brasilescola.com

         

     Para a pesquisadora, a ajuda mútua é um dos 
     pontos fortes no tratamento do alcoolismo

A irmandade Alcoólicos Anônimos (AA) está presente no Brasil desde os anos 1940 e tem ajudado muitas pessoas a se recuperarem do alcoolismo. Para entender a eficácia do método e visualizar melhor como os próprios alcoólicos enxergam sua doença, a psiquiatra Carla de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está realizando a pesquisa "Alcoolismo como doença 'moral': Representação de saúde e doença ligadas ao uso abusivo do álcool", que conta com o apoio da FAPERJ, por meio do auxílio básico à pesquisa (APQ 1).  De acordo com a pesquisadora, que estuda o assunto há cerca de dois anos, o título de seu projeto, no que se refere à moralidade, se deve à carga de preconceito que, segundo ela própria diz, o alcoolismo ainda carrega. "Cheguei a presenciar negligência no atendimento a usuários de drogas em hospitais, devido a um julgamento dos profissionais de que se trataria de casos de mera falta de vontade do paciente em permanecer sóbrio ou até de vagabundagem", conta Carla de Meis.

A psiquiatra e sua equipe têm participado de reuniões em uma unidade do AA da cidade do Rio de Janeiro e realizado entrevistas com os integrantes, além de elaborar uma análise sobre todo o contexto do tratamento. "Todos os que têm problemas com álcool podem procurar o AA, mas em geral só permanece quem realmente quer parar de beber e se admite um alcoólico. Ou seja, quando entra em um grupo de AA, o sujeito deve adquirir uma nova identidade: a de doente alcoólico, que deve ser comum a todos os membros do grupo. Desta forma, o membro do AA aprende o modelo de história da irmandade e a localizar os eventos e as experiências de sua vida de modo a adequar-se ao protótipo de alcoólico de AA. Por exemplo, se antes o fato de ser demitido de um emprego era associado à perseguição pelo chefe, agora, depois de incorporar a narrativa identitária de alcoólico do AA, esse mesmo evento é relido e visto como consequência de seu próprio alcoolismo. Além disso, o novo membro deve se comprometer a parar de beber, atitude que traduz o primeiro dos 12 passos definidos pela metodologia da irmandade, e seguir o restante das diretrizes", explica a psiquiatra.

Até agora, foram entrevistados 14 integrantes do AA. Segundo Carla, as entrevistas não foram direcionadas com perguntas, a fim de que cada membro se sentisse à vontade para falar abertamente sobre o tratamento e sua situação atual. "Todos lembram o período em que consumiam álcool e têm consciência de que suas atitudes geraram grandes perdas, como emprego e dinheiro, rupturas de relações familiares, entre várias outras consequências. Por isso, alguns entrevistados chegavam mesmo a afirmar que comemoravam o próprio aniversário na data em que entraram no AA, pois consideram que renasceram ali", diz Carla.

Para a pesquisadora, um dos aspectos fundamentais da eficácia do AA é a ajuda mútua. "Acredito que um dos pontos mais fortes da irmandade é a possibilidade de cada integrante se tratar e ao mesmo tempo ajudar o outro, que está em condições iguais às dele. Ali não existem diferenças de status social, credo ou cor. Todos são iguais diante de um mesmo problema e do objetivo de se afastar do vício. E também se identificam pelas perdas e pelas histórias de vida. Desta forma, os alcoólicos ganham a possibilidade de enxergar o próprio problema por um outro prisma. E, em nenhum momento, há qualquer tipo de acusação ou crítica. Eles compartilham tudo", analisa.

Outra característica importante que Carla destaca é o estímulo que o AA dá para que os integrantes retomem suas vidas. "É outro passo que fortalece a auto-estima e representa uma guinada na vida daqueles que eram vistos como casos perdidos. Ali, eles têm a possibilidade de mostrar aos familiares que realmente foram capazes de restabelecer na sociedade o papel que perderam em função da doença", conclui.

 

 


--
Sabina Vanderlei
http://br.groups.yahoo.com/group/Psi-cologica/
http://psi-cologica.4shared.com/
http://www.psicologiaviva.com.br/sabinavanderlei

 

__._,_.___

Atividade nos últimos dias:

·         Novos usuários 7





.

__,_._,___

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br
Versão: 8.5.425 / Banco de dados de vírus: 270.14.55/2489 - Data de Lançamento: 11/08/09 07:37:00