terça-feira, 18 de agosto de 2009

Veja

É Hoje! - Edição nº 578 - Ter., 18 de Ago. de 2009 - VEJA São Paulo

Não consegue visualizar este e-mail? Clique aqui


O melhor da capital todo dia no seu e-mail

Quer receber este boletim? Cadastre-se. É grátis.

Ter., 18 de Ago. de 2009
578

Encontre na Cidade:

Restaurantes | Bares | Comidinhas | Receitas | Cinemas | Teatro | Shows | Noite

1
Otávio Martins e Melissa Vettore em cena. Foto: Alexandre Catam

TEATRO
Dores de Amores
Otávio Martins e Melissa Vettore interpretam um casal que enfrenta um jejum sexual. Suspeitas de adultério e uma inversão de papéis são tratadas com leveza pelo diretor Naum Alves de Souza. Teatro Shopping Frei Caneca. (11) 3472-2229.
> Foi Carmen: fragmentos biográficos de Carmen Miranda
> Teatro no celular

Manual da barganha: como viajar sem gastar muito
2
Foto: Nelson Di Rago

CONCERTOS
Drummond, Música e Poesia
A Música no Século 21 reúne canções escritas por Guerra-Peixe e Cirlei de Hollanda a partir de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Teatro Cultura Artística Itaim. (11) 3258-3344.
> Karlsruher Konzert-Do, no Auditório do Masp
> Orquestra Capella Bydgostiensis: Mozart, Tchaikovsky, Bach e Britten
> Concertos no celular

Paquito D'Rivera e Banda Mantiqueira: ingressos quase esgotados
3
Foto: divulgação

CINEMA
Pré-estreia de O Nome Dela é Sabine
O documentário francês, dirigido pela atriz Sandrine Bonnaire, conta a trajetória de uma garota autista e as dificuldades da família em lidar com a doença. Reserva Cultural 3. 13h50. (11) 3287-3529.
> O Contador de Histórias: drama sobre um ex-interno da Febem
> Coração Vagabundo: documentário sobre Caetano Veloso
> Cinema no celular

Bicicleta em São Paulo: passeios ciclísticos e dicas de segurança
4
Cena do filme Mutum. Foto: divulgação

+CINEMA
Mutum, na Mostra Ler e Ver
O filme será exibido às 19h e em seguida acontece um debate com a diretora Sandra Kogut e o poeta e crítico literário Frederico Barbosa. HSBC Belas Artes. (11) 3258-4092.
> Sessão de cinema para mães e bebês exibe Tempos de Paz
> Veja o trailer de Tempos de Paz
> Cinema no celular

5
Tiê, cantora. Foto: divulgação

SHOWS
Tiê
A cantora interpreta temas de seu primeiro álbum Sweet Jardim. O trabalho traz deliciosas faixas próprias, como Aula de Francês e Assinado Eu. Tom Jazz. (11) 3255-0084.
> Confira os shows que acontecem nesta semana
> Saiba as atrações que vêm por aí e programe-se
> Shows no celular

6
Marcia Ball, pianista. Foto: divulgação

+SHOWS
Bourbon Street Fest
O cantor Glen David Andrews, o trompetista Leroy Jones e a pianista Marcia Ball se apresentam na sétima edição do festival dedicado a ritmos de Nova Orleans. Bourbon Street Music Club. (11) 5095-6100.
> Confira a programação completa do Bourbon Street Fest
> Shows no celular

7
Foto: Fernando Moraes

ESPECIAL
Cérebro - O Mundo Dentro da Sua Cabeça
Instalações lúdicas e amostras reais de cérebros desvendam o funcionamento do órgão. Porão das Artes da Fundação Bienal. Parque do Ibirapuera, portão 3, (11) 4003-1212.
> Dez motivos para conferir a mostra
> Veja um vídeo sobre a exposição
> Especial no celular

8
Par de Jarrões Satzuma. Expositor Manuel Guimarães

EXPOSIÇÕES
Salão de Arte
A 16ª edição do evento reúne sessenta expositores. Mais de 5 000 peças estarão à venda e a renda será revertida para a Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração (ACTC). Clube A Hebraica. (11) 3088-2625.
> Lasar Segall: obras ilustram como o artista explorava o corpo
> Roberto Burle Marx: A Permanência do Instável traz 200 trabalhos
> Exposições no celular

9
Iberê Camargo, artista plástico. Foto: divulgação

LEILÃO
Bolsa de Arte
Cento e trinta e duas obras serão leiloadas na quinta (20), mas os trabalhos ficam expostos até quarta (19) na Galeria Bergamin. Entre as peças há obras de Picasso, Mira Schendel, Beatriz Milhazes e Iberê Camargo. (11) 3062-2333.
> Exposições que estreiam nesta semana
> Arte no celular

10
Foto: Ricardo Toscani

VINHOS
Degustação na Enoteca Saint Vinsaint
O sommelier Rodrigo Stella comenta sete rótulos. Entre os tintos, o nacional Churchill Cabernet Franc, o francês Terra Nostra Nielluccio e o argentino Finca La Anita Petit Verdot. (11) 3846-0384.
> Confira uma seleção de restaurantes em lojas de vinho
> Vinho e chocolate combinam?
> Gastronomia no celular

O que é
A newsletter É Hoje! informa, de segunda a sexta, o melhor da programação de lazer e entretenimento em São Paulo. Quer receber todos os dias em seu e-mail? Cadastre-se.

Portal Veja São Paulo | Revista Veja São Paulo | Roteiros no Celular

Artigo: Como os hippies fizeram Wodstock

REVISTA ÉPOCA:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI88029-15220,00-COMO+OS+HIPPIES+FIZERAM+WOODSTOCK.html


Como os hippies fizeram Woodstock
Jornalista brasileiro que foi hippie durante as décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos conta como o público transformou o que seria mais um festival de rock em um dos mais importantes acontecimentos da história da música mundial


Danilo Casaletti


Irreverência O público de Woodstock foi uma atração à parte

Nesta semana o mundo celebra os 40 anos de Woodstock, o lendário festival de rock organizado por Michael Lang que aconteceu em uma fazenda em Bethel, ao norte de Nova York, entre os dias 15 a 16 de agosto de 1969. No palco, estrelas como Joe Cocker, Jimi Hendrix, Santana, The Who, The Grateful Dead, Joan Baez e Janis Joplin. Na plateia, quase 400 mil jovens, que, para o jornalista Joel Macedo, autor do livro Albatroz, o encontro das tribos na Califórnia dos anos 60 (Editora Danprewa), foram os grandes protagonistas do evento.

Woodstock não estava sendo cotado com um grande festival. Seria, a princípio, um evento de rock como tantos outros que aconteciam pelos Estados Unidos. “Só foi um mega festival porque o povo derrubou a cerca”, diz Macedo. E o jornalista conhecia bem o público que invadiu a fazenda e fez de Woodstock um festival antológico: fazia parte da mesma tribo. Joel foi para os Estados Unidos no final de 1968, aos 20 anos, como correspondente do jornal carioca Última Hora, chefiado pelo jornalista Samuel Wainer, e logo que chegou, tomou parte do movimento. “Era tudo muito forte, efervescente”, diz.

A paz universal, o fim da Guerra do Vietnã, o amor livre, o fim do racismo e, claro, muitas drogas eram as principais bandeiras defendidas pelo público de Woodstock. Quem esteve por lá costuma dizer que quem se lembra de muitos detalhes é porque provavelmente não esteve ou pelo menos não aproveitou como deveria. O registro histórico, porém, foi garantido pelo cineasta Michael Wadleigh, que captou imagens do festival e as lançou no filme Woodstock, 3 dias de paz, amor e música, de 1970.

Os três dias de paz e rock acabaram ficando marcados como um importante episódio da luta americana pelos direitos humanos, que começou ainda na década de 50 e teve seu apogeu em 1963, na Marcha sobre Washington de Martin Luther King. “Em 1969, o movimento ressurgiu com outra bandeira, a pacifista. Era uma outra agenda, mas o mesmo movimento”, diz.

Para Macedo, porém, o movimento hippie teve seu anticlímax poucos meses depois, em dezembro de 1969, durante o festival de Altamont, na Califórnia. Programado para ser uma resposta da costa oeste americana a Woodstock, o evento, organizado pelos Rolling Stones, reuniu bandas californianas, mas ficou marcado pela violência e pela morte de quatro pessoas que foram esfaqueadas por motoqueiros do grupo Hells Angels, que foram contratados para fazer a seguranças do festival. “As drogas já estavam sob controle do crime organizado”, afirma Macedo. “O movimento hippie mudou de mão, fugiu de controle. Em Altamont, o sonho acabou”.

De volta ao Brasil, no verão de 1970, Macedo participou da fundação do movimento hippie brasileiro que, no mesmo ano, recebeu uma visita ilustre: a cantora Janis Joplin. “Ela veio passar o carnaval no Rio de Janeiro, mas já estava mal, não largava a garrafa de bebida”. O jornalista se lembra de Janis sentada na grama da praça General Osório, uma espécie de reduto hippie da cidade, cantando para homenagear o movimento.

Durante a ditadura militar, o movimento hippie brasileiro foi mais uma força, ao lado da luta armada, contra o regime. Mas, assim como fora do país, as mudanças acabaram transformando a cultura em uma espécie de caricatura. "Apesar de não praticamente não existir mais, o movimento hippie é visto como parte importante da história. Foi a geração da utopia por um mundo novo. Era uma geração corajosa, que decidiu assumir o papel de sujeito “, afirma Macedo.



Guitarras e protestos





Hendrix O guitarrista americano subiu ao palco no úlitmo dia do festival
Para o crítico musical Jamari França, o Woodstock foi muito mais que um festival de música. “Ele reuniu uma geração em torno de um objetivo que era a paz mundial e semeou na nossa sociedade hábitos que muitos cultivam até hoje, como a busca de uma alimentação mais saudável, a prática do ioga, o pacifismo”, diz Jamari, que é responsável pela tradução do livro Woodstock - quarenta anos depois, o festival dia a dia, show a show, contado por quem esteve lá.

Entre as apresentações, França destaca a do guitarrista americano Jimi Hendrix (1942-1970). "Sua performance tocando o hino americano, com aqueles barulhos de explosões e bombas, se tornou um clássico. Depois do protesto, ele ainda fez um culto às drogas, um símbolo de Woodstock e da cultura hippie”, afirma o crítico. Por seu valor histórico, a apresentação de Hendrix em Woodstock foi, sem dúvida, uma das melhores de sua carreira.

Outro artista que tem seu nome sempre associado ao festival é a cantora Janis Joplin (1943-1970). Mas, na opinião de França, Janis não fez história em agosto de 69. “Ela já estava muito deteriorada pelas drogas. Sua performance nem entrou para o documentário que foi lançado sobre o festival”, diz. Para o crítico, Woodstock ainda trouxe duas grandes revelações: Santana e o cantor americano Joe Cocker. “Santana era um guitarrista pouco conhecido. Tocava em lugares pequenos”, diz.

França também aponta o público como o grande protagonista do festival, essas "400 mil pessoas que resistiram três dias em meio à lama”. A média de idade da plateia era de 19 a 25 anos, justamente a faixa etária que era convocada pelo governo dos Estados Unidos para lutar na Guerra do Vietnã. “Eles queriam o fim da guerra. Os protestos que faziam eram sempre pacifistas, mas sempre eram recebidos com 'porradas' pelo governo americano”, diz.

O momento histórico - durante a Guerra do Vietnã - e a cultura da plateia fizeram de Woodsock um momento único, que não pôde ser superado nem mesmo pelos outros festivais organizados pelo mesmo Michael Lang. O produtor, inclusive, desistiu de fazer um concerto para celebrar seus 40 anos, como havia anunciado inicialmente. “Não dá para repetir um momento. É impossível”, diz França.

Livros e filmes para reviver Woodstock

Editoras e gravadoras lançam novos produtos para aqueles que querem experimentar a energia da música e do movimento hippie 40 anos depois



Woodstock, 3 dias de paz, amor e música
Documentário (225 minutos)
R$ 123.90
Idealizado por Michael Wadleigh, o filme foi lançado um ano após o festival e ganhou o Oscar de melhor documentário de 1971. Em julho deste ano, uma nova edição foi lançada e traz, além do registro de 32 das principais bandas da época e das canções apresentadas no festival, há cenas inéditas, entrevistas e reflexões dos artistas.Woodstock, 3 dias de paz, amor e música


Woodstock - quarenta anos depois, o festival dia a dia, show a show, contado por quem esteve lá
Autor: Pete Fornatele
Tradução: Jamari França
Editora: Agir
320 páginas
R$ 39,40
O livro traz um panorama do festival por quem participou dele. Dividido em três parte, um para cada dia de show, o livro conta com depoimentos de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, Jerry Garcia, Joan Baez, Santana, entre outros.


Aconteceu em Woodstock - a história real do concerto que marcou uma geração
Autor: Elliot Tiber com Tom Monte
Editora: Best Seller
304 páginas
R$ 34,90
Autobiografia de Tiber, que conta no livro que, para salvar o hotel dos pais da falência, ofereceu o terreno para promover um show de rock. Ele nem imaginava que o evento se transformaria no maior festival de todos os tempos. O livro virou filme pelas mãos do cineasta Ang Lee e tem sua estreia marcada para este mês nos Estados Unidos e em janeiro no Brasil.

Albatroz, o encontro das tribos na Califórnia dos anos 60
Autor: Joel Macedo
Editora: Danprewa
189 páginas
R$ 29,90
O romance escrito pelo jornalista Joel Macedo começa no festival de Altamont, realizado em dezembro de 1969, e conta a história de um jovem que parte com sua moto para Califórnia e lá descobre a cultura hippie. Por meio da narrativa, o autor conta a ascensão, o apogeu e o prenúncio da queda do movimento hippie e mostra suas raízes antropológicas na cultura indígena.