domingo, 22 de março de 2009

Veja

Newsletter | VEJA.com

21 de março de 2009



Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

Caro leitor,

para ir diretamente ao índice completo da revista, o link é este: http://veja.abril.com.br/newsletter/newsletter.html

A capa de VEJA é sobre pedofilia, um dos crimes mais hediondos que as patologias mentais são capazes de planejar e executar. É monstruoso, para satisfazer um desejo, um adulto destruir psicologicamente uma vida que mal começa e subtrair dela as expectativas e as potencialidades futuras. Esse crime deveria ser punido com rigor no Brasil. Mas ocorre justamente o oposto. Essa modalidade criminosa é subnotificada nas delegacias brasileiras, e quando um caso chega ao conhecimento dos policiais raramente resulta em punição aos criminosos. A reportagem mostra que em muitas cidades do interior do Brasil a pedofilia é um esporte bárbaro a que se dedicam cidadãos poderosos, com a omissão e a submissão das pessoas de bem, que se calam por medo de atos de vingança.
Uma situação em particular, a da cidade de Catanduva, no interior de São Paulo, é analisada pelos repórteres da revista. A cidade, de 100 000 habitantes, está na mira da CPI da Pedofilia e, na semana passada, foi visitada pelos senadores que investigam esses crimes. É um caso sério. O manto do silêncio caiu sobre a cidade. A delegada encarregada de investigar os crimes de pedofilia cometidos pelos poderosos locais cuidou de alertar um dos suspeitos de que o computador dele seria apreendido, dando-lhe tempo de apagar as provas de seus atos ilegais. As mães de crianças atacadas pelos predadores sexuais de Catanduva viram-se obrigadas a depor aos senadores escondidas sob capuzes para disfarçar sua identidade e, assim, tentar escapar de retaliações. Uma situação medieval de crueldade exercida por mandatários contra uma população indefesa. Em pleno século XXI. Em São Paulo, o estado mais rico, moderno e industrializado do Brasil. Ficarão impunes?

Em MEMÓRIA, a última entrevista dada a VEJA pelo estilista, apresentador de televisão e deputado federal por São Paulo Clodovil Hernandes, morto na semana passada em decorrência de um derrame cerebral. Clodovil foi uma personalidade de ampla exposição pública e sua imagem e retórica venenosa não deixavam ninguém indiferente. Ele conversou longamente com o repórter de VEJA Diego Escosteguy. Abaixo, uma amostra do que a revista publica na reportagem sobre a morte de Clodovil.
VEJA – A Câmara dos Deputados está cheia?
Clodovil – Cheia e suja. Quando entrei aqui, comprovei um monte de coisa que eu já imaginava. Na Câmara, tem muita gente trabalhando com o ordinário, com aquilo que não precisaria, vendendo o país, vendendo a si mesma. Eu estou aqui para trabalhar. A maioria está aqui para se aproveitar das benesses da posição. Para conviver com essa gente toda, eu tenho de acreditar nos poderes nos quais acredito, que são mais fortes do que as atitudes deles. Eu gostaria de consertar a Câmara, mudar Brasília. Pode ser meu legado. Não sei como alguém pode ter prazer em esconder dinheiro na cueca, em levar dinheiro em malas. Não consigo entender para quê. Sei que as minhas idéias são meio utópicas, mas é preciso sonhar. Clique aqui para ler a entrevista completa.

Em diversas matérias, a presente edição de VEJA discute o estado atual da economia mundial, em especial a viabilidade do sistema capitalista depois do choque mundial provocado pelo colapso do sistema financeiro americano.

Um bom resumo do que se lerá na revista foi dado pela Carta ao Leitor:
"Desde o estouro da bolha americana, em setembro do ano passado, e a feroz crise financeira e econômica mundial que se seguiu, uma questão anda cada vez mais presente na cabeça das pessoas: afinal, a iniciativa privada e seu modo de produção, o capitalismo, baseado na perseguição individualista da riqueza, são o mal do mundo? Quatro matérias desta edição – duas reportagens, a entrevista das Páginas Amarelas com Gordon Brown, primeiro-ministro da Inglaterra, e a coluna do economista Maílson da Nóbrega – abordam essa perplexidade e, cada uma a sua maneira, dão a ela respostas realistas e satisfatórias. Brown diz com sabedoria que "os mercados devem ser livres, mas não livres dos valores éticos". Maílson lembra que toda a discussão atual visa a restituir a função essencial do capitalismo, "que é direcionar os recursos da sociedade aos fins mais produtivos"
.

Uma reportagem da editoria de Economia de VEJA fala da indignação geral com o pagamento de bônus milionários a empresas falimentares dos Estados Unidos salvas com dinheiro público e discute se a "santidade dos contratos", um dos pilares da economia de mercado, prevalece sobre a ética do senso comum, agravada nesse caso. A outra reportagem foi feita com base em uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) com membros das elites econômica, política e intelectual de países sul-americanos. Os números da pesquisa mostram que onde há estabilidade, como no Brasil, empresários e autoridades tendem a concordar no essencial, que a economia funciona bem quando os governos regulam os mercados mas é um desastre quando os querem substituir.
Ou seja, as notícias sobre a morte do capitalismo foram grandemente exageradas, como diria Mark Twain.

Meu caro leitor, fico por aqui.

Se quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço
diretorveja@abril.com.br

Um forte abraço e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara
Diretor de Redação

Destaques de VEJA.com

Cronologia
A história da Fórmula 1
www.veja.com.br/cronologia

Perguntas e respostas
As mudanças que o governo quer na poupança
www.veja.com.br/perguntas

Vídeo
Educação financeira para crianças

Teste
Como anda seu nível de stress?
www.veja.com.br/saude

Galeria de fotos
Personagens de Dira Paes
www.veja.com.br/galerias


Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Veja São Paulo

Veja São Paulo - Newsletter

20.03.2009
Newsletter

Revista

Próxima edição

Um passeio pelo universo das ciências
No Catavento, novo museu paulistano instalado no Palácio das Indústrias, há jogos eletrônicos, cinema 3D e inúmeras experiências para incentivar a curiosidade de jovens e crianças. Confira na reportagem de capa, no ar a partir da meia-noite.

Veja também

Um giro pelo Catavento
No Catavento, nossa câmera captou detalhes da sala que simula o solo lunar, dos aquários, do painel com centenas de borboletas da Amazônia... Mais: curiosas engenhocas demonstram fenômenos da física.


Sabor da Índia

O picante roghan josh é um tradicional cozido de cordeiro preparado com mais de dez especiarias. Curry, cardamomo, cravo, canela e pimenta-do-reino são presenças infalíveis. A carne, de textura macia, descansa em uma marinada de iogurte e gengibre por três horas antes de ir ao fogo. Receita do Govinda, em vídeo.

São Paulo em tupi-guarani
Você sabe o que significa Anhangabaú? E Ipiranga? Muitos rios, ruas e bairros da cidade têm nomes de origem indígena. Confira um especial com os significados e um pouco da história de cada lugar.

O melhor do fim de semana

SHOWS
Radiohead, Kraftwerk e Los Hermanos
A Chácara do Jockey Club promete ferver com a apresentação pop mais aguardada do ano: o quinteto inglês Radiohead. Antes da performance do vocalista Thom Yorke e sua turma, entram em cena, às 18h30, os barbudos do Los Hermanos e, às 20h15, o quarteto alemão Kraftwerk. Chácara do Jockey Club. (21) 2545-9411.
>>na cidade
>>o melhor da semana

CINEMA
Gran Torino, com Clint Eastwood
Em 2006, o incansável Clint Eastwood realizou A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima. Repetiu a dose dupla no ano passado ao dirigir A Troca e este drama bastante autoral. Eastwood, de 78 anos, disse que Gran Torino marca sua despedida do cinema como ator.
>>Entre os Muros da Escola
>>Frost/Nixon

TEATRO
Encruzilhados Entre a Barbárie e o Sonho
Escrito por Antônio Rogério Toscano a partir de situações criadas pelos atores e pela encenadora, o texto da montagem do grupo Barracão Teatro aborda escolhas capazes de transformar a vida de um indivíduo. Centro Cultural São Paulo. (11) 3397-4000.
>>Beatles num Céu de Diamantes, no teatro das Artes
>>A Mulher do Candidato, no teatro Bibi Ferreira

CRIANÇAS
O Mistério do Fundo do Pote ou Como Nasceu a Fome
Dirigidos pelo autor, doze atores e quatro músicos contam a história da cidade de Três Saudades. Lá, o cego Setembrino fala da chegada do trem, do rádio e do cinema - e de como o progresso interferiu na harmonia do lugar. Teatro Ventoforte - Parque do Povo. (11) 3078-1072.
>>As Aventuras de Bambolina, no teatro Alfa
>>Draguinho - Diferentes de Todos, Parecido com Ninguém, no Sesc Pompeia

NOITE
Vale a viagem: Kaballah
Em sua sexta edição, a rave rola a céu aberto em um sítio campineiro. Durante quase dezesseis horas, 29 DJs gringos e brasileiros balançam três palcos. Campo de Pólo Sítio Marquesa. (19) 3323-1080.
>>Spirit of London
>>Autobahn

Assinaturas

Assine Veja

Assine VEJA
- Assine por 1 ano e ganhe a 1a parcela paga
- Assine por 2 anos e ganhe 2 parcelas pagas

> ASSINE JÁ

O melhor da capital todo dia no seu e-mail

Quer receber este boletim? Cadastre-se. É grátis.

Sex., 20 de Março de 2009

472

1

The B52's - foto: Josef Cultice

PROGRAME-SE
The B52's
O quarteto faz sua primeira turnê mundial em dezesseis anos. Eles são considerados um dos ícones do new wave.
> outras atrações para este ano
> shows

Turismo e Gastronomia: a liga das frutas extraodinárias

2

Cena da peça - Roberto Schwenck/divulgação

TEATRO
Estreia de A Noviça Rebelde
Aplaudida por 190.000 cariocas, a montagem, que reúne 44 atores/cantores que se revezam em 31 personagens, estreia hoje na cidade. Teatro Alfa. (11) 5693-4000.
> Cândida, no teatro Brigadeiro
> Só, no Sesc Avenida Paulista

Como se faz: as batatas bravas do restaurante Eñe

3

Cena da peça - foto: Alexandre Andrade/divulgação

+TEATRO
Amigas, Pero No Mucho
Comédia sobre quatro mulheres bem-sucedidas, daquelas que mantêm uma relação de amor e ódio. A melhor sacada da peça é ser encenada por quatro bons atores. Teatro Renaissance. (11) 3188-4141.
> em cartaz
> reestreia de Senhora dos Afogados, no teatro Imprensa

Blog da Vejinha: justiça cassa liminar de WTorre

4

Cena do filme - foto: divulgação

CINEMA
Segredos Íntimos
O longa apresenta uma visão curiosa sobre os judeus ortodoxos de Israel, sob uma óptica feminina e de contido fundo feminista.
> Entre os Dedos
> Lição de Amor

5

Cartaz do filme - foto: divulgação

+CINEMA
Artistas e Cantores das Telas de Cinema
O Centro Cultural São Paulo exibe a mostra em DVD. Hoje, Sete Noivas para Sete Irmãos (1954), de Stanley Donen, às 16h. (11) 3383-3402
> em cartaz
> The Spirit - O Filme

6

Fernanda Abreu - foto: Maurício Melo

SHOWS
Fernanda Abreu
Carioquíssima, a cantora participa da série Influências, que busca mapear artistas que inspiram os convidados. No repertório, Jorge Ben Jor, Herbert Vianna e Michael Jackson. Sesc Vila Mariana. (11) 5080-3000.
> Funk Como Le Gusta, no Auditório do Ibirapuera
> em cartaz

7

The History - foto: Raul Zito

NOITE
Flashback
Voltada para os mais maduros, a balada abusa dos hits das décadas de 70, 80 e 90. The History. (11) 3846-4498.
> +baladas
> +flashback

8

Cena do filme - foto: divulgação

CRIANÇAS
Coraline e O Mundo Secreto
A garotinha Coraline descobre uma passagem secreta em sua casa e, do outro lado, uma versão aparentemente melhor de sua família.
> para os pequenos
> as melhores peças infantis

9

Tela de Jorge Guinle

EXPOSIÇÕES
Jorge Guinle
Belo Caos é a primeira retrospectiva da carreira do artista, morto em 1987 aos 40 anos. A mostra traz ao MAM 49 peças, entre desenhos e pinturas. (11) 5085-1300.
> arte
> Veja São Paulo Recomenda: Nus

10

foto: divulgação

DANÇA
Raça Cia. De Dança
Últimas apresentações do espetáculo Cartas Brasileiras, dirigido e coreografado por Roseli Rodrigues. Teatro Sérgio Cardoso. (11) 3288-0136.
> +dança
> cultura

O que é
A newsletter É Hoje! informa, de segunda a sexta, o melhor da programação de lazer e entretenimento em São Paulo. Quer receber todos os dias em seu e-mail? Cadastre-se.

Portal Veja São Paulo | Revista Veja São Paulo | Roteiros no Celular