terça-feira, 7 de outubro de 2008

AÇÃO CULTURAL DO METRÔ APRESENTA:

AÇÃO CULTURAL DO METRÔ APRESENTA:




BOSSA NOVA 50 ANOS
10 a 31 de outubro
Nesta mostra os ícones sagrados da Bossa Nova são retratados por artistas contemporâneos. Cada qual com a sua linguagem artística, expressa uma visão estética e homenageiam o movimento da cultura brasileira de maior repercussão no exterior, que serve de inspiração para a cultura musical do país até os dias de hoje.

Produção Executiva: Rose de Paulo
Curadoria: Mali Frota Villas-Bôas
Realização: Galeria Mali Villas-Bôas e Metrô de São Paulo





LUMINÁRIA IKON E PAINEL DO ARTISTA PLÁSTICO KARIN RASHID
10 a 31 de outubro


O designer egípcio desembarca no Brasil no dia 24 de outubro para participar do "Fórum Boom SP Design" e inaugurar a exposição "Arte e Design num Mundo Global", no Instituto Tomie Ohtake.
Na Estação Liberdade expõe a luminária Ikon e na Estação Clínicas apresentará um exclusivo painel adesivado, ambos especialmente criados para o público brasileiro.

Visite o site: www.boomspdesign.com.br
Realização: RS Promo
Patrocínio: ARTFIX

MISCIGENAÇÃO DE IDÉIAS TRAÇOS E CORES
10 a 31 de outubro


O artista plástico Sérgio Astral em nova fase de criação, traz uma exposição na qual se misturou diversas técnicas, explorando segmentos da pintura que passam pela aplicação de folhas de papel de seda, grafite, fotografia, serigrafia e tinta acrílica.


ESTILO MADE IN JAPAN
1 a 31 de outubro


Nas ruas de Tóquio, os estilistas do mundo todo buscam inspiração para suas coleções de street wear. Veja o porquê, nesta exposição que apresenta as diversas tribos (lolitas, pseudo-hippies, punks, góticos e street dancers), que convivem de forma harmônica. Acreditem: são roupas que eles usam no dia-a-dia.

Realização: Revista Made in Japan - Editora JBC - Japan Brazil Communication

DOZE DE CARLOS - SÉRIE PINTURAS
10 a 31 de outubro


Seis artistas e doze obras. Pintores contemporâneos do interior de São Paulo, entre a influência da pintura figurativa, clássica, impressionista e expressionista, representam o vigor cultural e intelectual, a vida cotidiana e o momento histórico de suas cidades.

Curadoria: Enock Sacramento e Christophe Spoto
Produção Executiva: Arte Impressa Comunicação & Imagem
Realização: Metrô de São Paulo e Secretaria de Cultura de São Carlos


PIONEIRISMO NOS CÉUS
Espaço "Design"
10 a 30 de outubro


A exposição conta um pouco da história da imigração japonesa, por meio das páginas do jornal São Paulo Shimbun, fundado por Mituto Mizumoto em 12 de outubro de 1946; o primeiro jornal editado em língua japonesa, após a Segunda Guerra Mundial e o mais tradicional veículo de comunicação da comunidade nipo-brasileira. Exposição faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008, e apresenta protótipos de planadores desenvolvidos pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que contribuíram para o desenvolvimento e domínio tecnológico da indústria aeronáutica brasileira.

Realização: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

AS FIGURAS DE BERNADETE
10 a 31 de outubro


Maria Bernadete Silva dos Santos retrata figuras humanas e destaca contrastes, matizes e alterações da cor, numa transformação gradual da luz em sombra, atrelada às características físicas dos tipos que escolhe.

Curadoria: Cláudia Lopes


O NAIF DE WALDOMIRO DE DEUS
10 a 31 de outubro


Artista reconhecido nacional e internacionalmente, presente nos mais importantes museus de arte primitiva do mundo como o Musée d'Art Naif Max Fourny, de Paris, e em vários livros dedicados a esta arte.

Curadoria: Enock Sacramento
Produção Executiva: Arte Impressa Comunicação & Imagem

RETRATOS DA CORAGEM
10 a 31 de outubro


Exposição, que aborda a coragem, mostra as fotografias vencedoras do concurso realizado pelas associações brasileiras de saúde, tendo como objetivo conscientizar e divulgar as doenças onco-hematológicas e a talassemia por meio da arte. A mostra foi dividida em quatro categorias: fotógrafos; profissionais da saúde; pacientes e seus familiares; estudantes e público em geral.

Apoio Cultural: Senac-SP/ Cel-Lep/ Kodak/ Megagraf/ Editora Photos e Bio Ritmo
Realização: Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia-ABRALE www.abrale.org.br e Associação Brasileira de Talassemia-ABRASTA www.abrasta.org.br


SIMPLESMENTE JOSÉ, HOMEN JUSTO, HOMEN FIEL, PAI DE JESUS
10 a 31 de outubro


A exposição traz imagens de "José, o Carpinteiro", personagem bíblico de grande importância, por ter sido pai terreno de Jesus. Foi proclamado Padroeiro da Igreja Católica e dos Trabalhadores, especialmente dos carpinteiros e dos marceneiros.

Realização: Metrô de São Paulo e Museu de Arte Sacra de São Paulo
Apoio: Fundação Mapfre e Ultrak Tecnologia de Segurança

LIBANO DE GIBRAN KHALIL GIBRAN
10 a 29 de outubro


Exposição fotográfica sobre um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX, Gibran Khalil Gibran, o poeta da paz, reconhecido internacionalmente como líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista.

Apoio Cultural: Comitê Nacional do Gibran no Líbano
Realização: Associação Cultural Brasil-Líbano


RAÍZES DA FERTILIDADE
10 a 30 de outubro


Baseada no livro homônimo do jornalista João Castanho Dias, que conta a história do fertilizante no Brasil e no Mundo, a mostra é uma ação cultural e educativa por apresentar a história da adubação e a importância do uso de fertilizantes na agricultura mundial.

Realização: Fundação Bunge Centro de Memória

OS CIENTISTAS EM QUADRINHOS
10 a 30 de outubro


Série de quadrinhos assinada pelo cartunista João Garcia (Jão), que aborda temas científicos e seus reflexos cotidianos, com muito humor e criatividade.

Realização: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo


CARTO-GRAFIA DA CIDADE
10 a 31 de outubro


A mostra de xilogravuras criada pelos alunos do curso de Artes Visuais da Unicastelo refere-se a lugares pontuais de bairros da Zona Leste de São Paulo. As obras mostram o mapeamento de suas experiências com a cidade que habitam e revelam uma espécie de "cordel urbano" ou "rap visual" da vivência da urbe.

Produção: Jurema Aparecida Nogueira Gonçalves
Apoio Cultural: Metrô de São Paulo e Secretaria de Cultura de São Cartos
Curadoria: Professora Doutora Laurita Ricardo de Salles

A ARTE AUTORAL E PRIMITIVA DE SINVAL
10 a 29 de outubro


Nascido na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, Sinval G. Medeiros começou a pintar quando morava nas ruas de São Paulo. Autodidata, desenvolveu sua própria técnica e como resultado apresenta uma pintura colorida e rica em detalhes.

Realização: Sinval G. Medeiros
Apoio: Ravil Canetas e Lapiseiras, Café Martinelli e Bovinus


DOENÇAS TROPICAIS E SAÚDE INTERNACIONAL
10 a 31 de outubro


De uma forma didática a exposição mostra como tema principal as doenças tropicais e saúde internacional pesquisadas no Brasil pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo. Traz, ainda, informações sobre: saúde em viagens, histórico da instituição e do Prof. Dr. Carlos da Silva Lacaz - seu fundador.

Apoio Cultural: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - USP
Realização: Grupo de Cultura e Extensão do Instituto de Medicina
Realização: Tropical de São Paulo Gcex-IMT www.imt.usp.br

DOZE DE SÃO CARLOS - SÉRIE ESCULTURAS
10 a 31 de outubro


Quatro artistas e doze obras. Quatro escultores do interior de São Paulo cujas obras transitam pelo abstrato e pela representação da natureza, por entre formas, linhas harmônicas e equilibradas.

Curadoria: Enock Sacramento e Christophe Spoto
Produção Executiva: Arte Impressa Comunicação & Imagem
Realização: Metrô de São Paulo e Secretaria de Cultura de São Carlos


ÁGUA BRASILIS TRAJETÓRIA NATUREZA-HOMEM
10 a 31 de outubro


Por meio de textos, ilustrações e maquetes, a exposição mostra a história do uso da água no Brasil. Tem como objetivo principal chamar a atenção da comunidade para a necessidade de preservação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos e colocar este tema em discussão e reflexão.

Destaque: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Evolução e Diversidade www.mct.gov.br e http://semanact.mct.gov.br
Apoio: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Realização: Estação Ciência-USP

ÁGUA-PAZ
10 a 31 de outubro


A instalação da artista plástica Cecília Borelli recriou um rio simbólico confeccionado com linhas, tecidos pintados à mão, cristais, elementos marinhos e pedras de rios. O resultado estético nos remete à fluidez das águas, às cores e à transparência dos mares e aos rios que geram e mantêm a vida do planeta.

Patrocínio: Estananet
Apoio Cultural: Novae e Hotel Fazendão


À MARGEM DO OLHAR CIDADE INVERTIDA
10 a 31 de outubro


Exposição resultante da atuação do projeto educacional Cidade Invertida, com dezoito jovens moradores das imediações da favela da Muriçoca, à margem da Represa Guarapiranga.
O trabalho, orientado pela Arco - Associação Beneficente, tem como objetivo a conscientização ambiental sobre a origem e cuidados com a água que bebemos na cidade de São Paulo.
Patrocínio Cultural: Faculdades Senac
Apoio Cultural: Tecpress Laboratório Digital
Realização: RH Positivo Estúdio/Projeto Cidade Invertida
Parcerias: Arco Associação Beneficente Instituto Sócio Ambiental-ISA Estúdio Madalena Expedição Fotográfica de Olho nos Mananciais


AKINORI NAKATANI UMA EXPRESSÃO ENTRE DUAS CULTURAS
10 a 31 de outubro


Explorador máximo das possibilidades de criação através do barro, o artista procura algo perdido em sua vida de ceramista, em seu cotidiano e na civilização atual. A exposição faz uma breve retrospectiva das obras de Akinori Nakatani, em busca da materialização cognitiva entre a cerâmica e a essência da vida.


Um espaço para a música jovem e para artistas que interpretam o que há de mais novo na cena independente brasileira.


LYLIS ESPÍRITO SANTO ESTAÇÃO SANTA CECÍLIA - 16.10.2008 - 18h

Divulgando o CD que leva seu nome, esta cantora mostra um trabalho centrado na música pop.



OFICINA 3Rs da PLASTIVIDA

ESTAÇÃO SANTA CECÍLIA - 07.10.2008 14h
ESTAÇÃO LUZ - 14.10.2008 14h
ESTAÇÃO PARAÍSO - 21.10.2008 14h
ESTAÇÃO LARGO TREZE - 28.10.2008 - 14h

Oficinas em que as crianças irão construir seus próprios brinquedos, utilizando materiais plásticos como garrafas PET, tampinhas, sacolinhas, canudinhos e outros objetos que fazem parte do seu dia-a-dia.

Realização: Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos
Apoio: Metrô de São Paulo e Instituto Brasil Leitor

MANDA O REI, MEU SENHOR, QUE LHE CONTE OUTRA

23.10.2008 18h


Contação de histórias para adultos, jovens e crianças, em que um casal de contadores, como súditos do rei, recepcionam o público e narram histórias, contos, fábulas e lendas, com humor e leveza, valorizando as palavras e o significado delas.

Realização: Grupo A JACA EST
Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro, Metrô de São Paulo e Instituto Brasil Leitor


OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE JOÃO BOSCO

30.10.2008 - 15h




Um personagem saído de um livro contará duas histórias "O Problema" e "O Caderno de Memória", fazendo um trabalho interativo durante a narrativa, com a produção de desenhos pelo público em geral.
Realização: João Bosco
Apoio: Metrô de São Paulo e Instituto Brasil Leitor



VITRINE DE IKEBANA


Realização: Metrô de São Paulo e Associação de Ikebana do Brasil
Patrocínio: Yakult

A CIDADE E SEUS BAIRROS - IPIRANGA: O BAIRRO DO GRITO!

Realização: Metrô de São Paulo


A CIDADE E SEUS BAIRROS - SANTO AMARO

Realização: Metrô de São Paulo

CONHEÇA AS EXPOSIÇÕES DA SÉRIE "ESCRITORES BRASILEIROS"


CORA CORALINA
10 a 31 de outubro


Realização: Metrô de São Paulo
Apoio Cultural: Editora Global

MACHADO DE ASSIS
10 a 31 de outubro


Realização: Metrô de São Paulo
Apoio Cultural: Editora Martin Claret
Imagens: Reminiscências; Pesquisa e Produção Cultural, Biblioteca José e Gita Mindlin
Fotos: Lúcia M. Loeb


IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
10 a 31 de outubro


Realização: Metrô de São Paulo
Apoio Cultural: Editora Global; Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles. MÁRIO QUINTANA
10 a 31 de outubro


Realização: Metrô de São Paulo
Apoio Cultural: Editora Global e Casa de Cultura Mário Quintana
Imagens: Casa de Cultura Mario Quintana, Liane Neves e Leonid Straliev



Programação sujeita a alterações sem prévio aviso.
IMPORTANTE: os conteúdos inseridos nas exposições não expressama opinião
do Metrô de São Paulo, sendo de única responsabilidade do expositor.

Para não receber mais esta newsletter Clique Aqui.

Copyright 2008 - Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
Todos os direitos reservados. Sede: Rua Boa Vista, 175, CEP 01014-001
Fone (0xx11) 3291-7800 - São Paulo - Brasil
marketing@metrosp.com.br

From: METRÔ
To: Edson Macedo
Sent: Monday, October 06, 2008 4:40 PM
Subject: Ação Cultural - Outubro 2008

Nenhum comentário: