quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Veja

Newsletter | VEJA.com

24 de dezembro de 2008



Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

Caro leitor,

Chegamos ao fim de mais um ano e, para nós, é hora de agradecer-lhe sinceramente por sua leitura, comentários e críticas, sempre muito bem-vindos!

É hora também de fazer uma reflexão sobre os fatos mais marcantes de 2008, tentando tirar deles lições que nos ajudem a fazer de 2009 um ano ainda mais produtivo e recompensador para cada um de nós e para o Brasil.

Foi com esse objetivo em mente que a redação de VEJA produziu a Edição Especial Retrospectiva 2008/Perspectiva 2009.

Saiu uma edição rica, ilustrada com fotos de extraordinária plasticidade e poder de expressão. As fotos trazem à mente a lembrança de fatos alegres e trágicos do ano que se encerra. Alguns deles, de tão desconcertantes, não nos deixam esquecer uma constatação que coube à civilização clássica eternizar: "Nada que é humano me é estranho!". Para citar apenas um, o mais cruel e desumano de todos, a morte da pequena Isabella, segundo a polícia e a promotoria, atirada pelo pai da janela do 6º andar de um edifício em São Paulo.

Uma seção me agradou bastante na Edição Especial. Ela revisita 40 fatos que, como cometas, chamaram muita atenção no decorrer de 2008 mas foram esquecidos — e cujo desfecho ninguém se preocupou em saber. Nós fomos checar o que aconteceu, por exemplo, com a bolsa de equipamentos que a astronauta americana deixou escapar para o espaço enquanto consertava alguma coisa na parte externa da Estação Espacial Internacional. A bolsa caiu na Terra? Ainda está flutuando em órbita? Fomos ver como está vivendo o ex-reitor Timothy Mulholland, cujo afastamento foi exigido e conseguido pelos alunos da UnB. Também contamos em que resultaram as operações da Polícia Federal menos alardeadas, como a Vorax e a Toque de Midas.

Além de ser uma completa e intrigante retrospectiva, a edição de fim de ano se enobrece com oito artigos encomendados por VEJA a algumas das melhores cabeças do Brasil e do mundo. Eles foram convidados por nós para explicar os graves acontecimentos de 2008, em especial no campo da economia, mas colocando ênfase na análise do que nos aguarda em 2009. O artigo de fundo foi escrito por Niall Ferguson, um escocês brilhante que dá aulas na Universidade Harvard e se destacou neste ano por ter feito a melhor reflexão sobre a crise financeira à luz da história. Ferguson aponta, com a simplicidade dos sábios, que o futuro da prosperidade do mundo não pode se basear na capacidade dos americanos de se endividar sem limites. O futuro tem de ser construído pela criação, adoção e ampla distribuição das tecnologias de alta produtividade.

Bem, meus caros, essas são as reportagens que escolhi para comentar na nossa última newsletter de 2008.

Espero que vocês tenham um belíssimo Natal e um Ano Novo espetacular.

Quem se animar, em meio às comemorações, e quiser mandar-me comentários, sugestões e críticas, por favor, use o endereço diretorveja@abril.com.br.

Como sempre, quem preferir a versão original da newsletter com o índice completo pode clicar aqui.

Um forte abraço e até a próxima semana,


Eurípedes Alcântara

Diretor de Redação

Destaques de VEJA.com

Quiz: os fatos do ano
Você passou 2008 bem informado? Ainda se lembra dos acontecimentos e personagens mais destacados do ano? Teste sua memória no quiz preparado por VEJA.com. O questionário tem setenta perguntas divididas em sete assuntos.

Imagens marcantes
Uma seleção de algumas das cenas mais famosas de 2008 ilustra outro quiz da retrospectiva de VEJA.com. São quarenta fotos e perguntas ligadas a temas como a vitória de Barack Obama nos Estados Unidos, o abalo no mercado financeiro e os Jogos Olímpicos de Pequim.

O mais importante, na sua opinião
Qual foi a notícia mais marcante de 2008 para você? Qual acontecimento do ano, no Brasil e no mundo, mudou sua vida? VEJA.com abriu um espaço para sua participação. Envie sua mensagem para o Blog dos Leitores, a partir da página inicial do site.

Os dez mais
Uma novidade na retrospectiva de VEJA.com: uma coleção de quarenta listas com o melhor e o pior do que aconteceu em 2008. No "top 10" estão categorias como crimes mais chocantes, rolos envolvendo políticos, instituições financeiras na lama...

O ano em vídeos
Cenas que chamaram a atenção do mundo todo, como a abertura da Olimpíada de Pequim, em agosto, e as sapatadas contra o presidente americano George W. Bush, em dezembro.


Clique aqui para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

copyright © Editora Abril S.A. - todos os direitos reservados

Nenhum comentário: