sexta-feira, 29 de agosto de 2008



Últimas Notícias de uma História Só

por Vanessa Ribeiro

Uma pedra atirada numa piscina, as ondas geradas na queda da pedra se propagam até as margens, refletem e retornam, cruzando-se entre si e, portanto, interagindo. Continuando novamente as ondas vão às margens, porém, já distorcidas devido às reflexões anteriores e às interações ocasionadas pelos cruzamentos entre si.

O parágrafo anterior mostra a forma simples de ação e reação, que representa com clareza a Teoria do Caos, apresentada inicialmente por Galileu e Isaac Newton. Após anos de estudo, o indivíduo pode se deparar com situações que mais se parecem com um golpe surreal do destino.

Durante todo o tempo que se extendeu após a criação da Teoria, os exemplos reais tornaram-se mais notórios, e através dos meios de comunicação mais expressivos que temos como a televisão ou o teatro, podemos entender melhor esse processo pelo qual passamos diariamente sem saber como.

O diretor e roteirista Otávio Martins elaborou a peça Últimas Notícias de Uma História Só, que cita e demonstra exatamente como estamos ligados ao acaso. A história se desenrola com base em fatos reais, na qual um seqüestro, a vida de um vendedor ambulante e a comparação de um programa evangélico com um panfleto de tarô traçam um vínculo inimaginável.

Segundo o diretor, sem o trabalho afiado dos atores, o processo sobre a idéia seria em vão: “A surpreendente recepção que a peça tem com os espectadores vem, sem dúvida, do meticuloso trabalho dos atores”, afirma.

Ao todo, são seis crônicas que foram escolhidas junto a todo elenco. Os personagens são intensos e os acontecimentos envolventes. Otávio Martins conta que enquanto elaborava o roteiro estava em uma fase envolvida com estudos sobre física quântica, daí seu declínio sobre a teoria de que nada acontece por acaso. Nada na vida.

Um rapaz que sofre acidente por falta de atenção; um adolescente que quer fugir da prova de química e sua vizinha querendo se matar são algumas histórias que permeiam a trama interligada. “Em comum, todos os personagens têm trajetórias analisadas na perspectiva da teoria do caos, segundo a qual causa e efeito se cruzam, gerando várias possibilidades de ação. Seguindo uma estrutura épica, todas as histórias possuem um narrador. A do seqüestro se aproxima da gênese de uma tragédia grega, com as mesmas motivações e curva do herói”, conta Otávio.

Sucesso de Crítica

A peça surtiu grande repercussão no ano passado, quando foi apresentada no Espaço dos Satyros 2, por duas temporadas.

“Gruli é o narrador que interfere no que ocorre, que dá tom ao espetáculo. Sem ele, a montagem teria uma peça faltando em seu quebra-cabeça. A interferência é quase cinematográfica. Ele pára, dá o ‘ação!’, pausa, retira os atores de suas cenas, propõe, conduz a platéia. Chega em alguns momentos a antecipar uma quebra, o que provoca um suspense grandioso. Corta totalmente o clímax das cenas. Melissa Vettore e Luciano Gatti funcionam como peças da engrenagem muito bem ornadas e polidas, também se atrevendo a narrar em certos momentos, adicionando mais pimenta e curiosidade ao espetáculo.” - Valmir Júnior (Bacante)

FICHA TÉCNICA

Elenco: Melissa Vettore, Alex Gruli, Luciano Gatti, Herbert Bianchi e Patrícia Pichamone
Direção e texto: Otávio Martins
Iluminação: Pedro Garrafa e Otávio Martins
Figurinos: Juliana Araripe
Trilha sonora: Pedro Garrafa e Diego Trindade
Cenografia: Otávio Martins
Fotos: Heloisa Bortz


Últimas Notícias de uma História Só
Horário: Qua e qui, 21h.
Preço: R$ 20,00. 14 anos.
Data: de: 03/09/2008 até: 09/10/2008
Local: Teatro Folha

Mande um Convite!


Fonte: Informativo GUIA SP

Nenhum comentário: