segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Cinema - Centro Cultural Vergueiro - Dia 23/09 - 28/09

VI Mostra de cinema e religião - milagres e curas
de 23 a 28/9

Idade recomendada: 16 anos
retirada de ingressos: uma hora antes de cada sessão
Sala Lima Barreto (110 lugares) - entrada franca


A Mostra traz como destaque filmes que observam as religiões como meio de mitigar o sofrimento humano, assim como responder a aspectos inexplicáveis do destino, seja por meio de fenômenos que fogem às leis que a ciência conhece - os milagres - seja por processos de cura, dentro das variadas tradições religiosas. Serão exibidas produções inéditas do Brasil, Holanda, Bangladesh, Itália, França e Irã.

dia 23/9 - terça

16h
Em Siracusa onde chorou Maria
(Itália, 2006, cor, 25 min, suporte DVD, locução em português)
direção: Carlo e Paola de Biase
Em 1959, uma pequena estátua da Virgem Maria "chorou" e foi filmada por várias pessoas. Este trabalho exibe alguns desses filmes, mostrando a atmosfera e as emoções desse momento. Inclui, ainda, depoimentos dos que alcançaram graças e milagres anos depois.
O maratonista - Il Maratoneta
(Itália, 2007, cor, 56 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Marco Leopardi
Luca Coscioni, maratonista e militante do Partido Radical Italiano, sofre de esclerose lateral amiotrófica. Exemplo da luta pelo uso de células tronco, Luca questiona a Igreja Católica que proíbe tais pesquisas. O filme mostra que, sob certo ponto de vista, a Religião, por meio de suas instituições, pode ser contrária a determinados processos de cura.
Casamento proibido
(Brasil, 2002, cor, 56 min, suporte DVD)
direção: Flavia Fontes
O filme conta a história de Hedir, paraplégico desde os 15 anos, que foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica por causa de uma lei do Vaticano, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar. Contado inteiramente pelas vozes do casal, de sua família, das pessoas da cidade e do padre local, o filme trata de amor, sexualidade e fé.

18h
Minha noite com ela
(Ma nuit chez maude, França, 1969, PB, 110 min. Legendas em espanhol - suporte DVD
direção: Eric Rohmer - elenco: Anne Dubot, Françoise Fabian, Guy Léger, Jean-Louis Trintignant, Marie-Christine Barrault.
Um dos clássicos da nouvelle vague, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original, em 1970. O engenheiro Jean-Louis (Jean-Louis Trintignant) volta à cidade de Clermont depois de ter morado anos fora. Católico introvertido nutre uma paixão platônica por Françoise (Marie-Christine Barrault), que encontra nas missas de domingo.

20h

Seleção histórica e seleção de vídeo para celular

Tambor de mina, tambor de crioulo e carimbó
(Brasil, 1938, PB, 4min e 38seg, silencioso, suporte DVD)
direção: Luis Saia.
Documentário colhido no noroeste e norte brasileiros pela Missão de Pesquisas Folclóricas enviada pelo Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, traz o primeiro registro em película de três cultos afro-brasileiros realizados em São Luiz do Maranhão: tambor de mina, tambor de crioulo e carimbó.
Aspectos religiosos das festas
(Brasil, 1936, PB, 1 min e 20 seg, silencioso, suporte DVD)
direção: Dina e Claude Levi-Strauss.
Praias
(Brasil, 1938, PB, 2 min e 57 seg - suporte DVD)
direção: Luiz Saia
Dança feita pelos índios pancararus em Brejo dos Padres, Tacaratu (Pernambuco) para comemorar os primeiros frutos de Umbu
Catimbó
(Brasil, 1938, PB, 5 min e 36 seg, suporte DVD)
Direção: Luiz Saia
Dança de culto afro-brasileiro realizada em João Pessoa (Paraíba)
Congada do Divino
(Brasil, 1936, PB, 5 min e 8 seg, suporte DVD)
direção: Dina e Claude Levi-Strauss
Festa típica do catolicismo popular com elementos africanos. Realizada em Lambari (Minas Gerais).
As curas do professor Mozart
(Brasil, 1924, PB, 18 min, silencioso, 16 mm)
Produtora: Botelho Filme.
O filme descreve uma série de curas milagrosas do professor Mozart, médium espírita que atendia na Estação de Recreio a uma clientela constituída de doentes com os mais diversos problemas: "Tabes Dorsalis", "Tabes Spinalis" ou encosto, paralisia parcial ou total, nefrite, obsessão, estado letárgico, epilepsia e encefalite letárgica.


Vídeos para celular

Hors Concours
Cílios
(Eyeless, Suiça, 2008, Animação, 7 min, suporte DVD, legendas em português)
diretor: Marcel Hobi.
A animação trata da superstição de que pegar um cílio, colocá-lo na mão fechada e fazer um desejo o faria ser realizado.

Selecionados (resultado dia 7/9 nos sites do CCSP e da Mostra)

dia 24/9 - quarta

16h
O preço do perdão
(Le prix du pardon, França, Senegal, 2001, cor, 90 min, suporte DVD, legendas em espanhol)
direção: Mansour Sora Wade
Um espesso nevoeiro cobre há vários dias uma aldeia da costa sul do Senegal, e impede as pirogas de entrarem no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Seu filho de 20 anos, Mbanik ganha a confiança da população e cativa a jovem Maxoye. Mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância.
De raízes & rezas, entre outros
(Brasil, 1972, cor, 15min18seg, suporte 16mm)
direção: Sergio Muniz; Francisco Ramalho Jr.
Muitas vezes, a morte parece estar de emboscada junto a cada mínimo gesto do homem. Dessa emboscada muitos escapam. Sem poder recorrer ao medicamento certo ou mais adequado, o recurso é ajuda de um raizeiro, um sangrador.

18h
Retratos de mulheres de poder
O mundo mágico dos xamãs de Tuva
(Itália/Tuva, 1996, cor, 30min, legendas em português - suporte DVD)
direção: Costanzo Allione
"... quando aceitei meu destino como Xamã, os espíritos dos meus antepassados me ensinam a origem cósmica do homem e da natureza e me falaram do nosso Eterno Céu e de nossa Mãe Terra. Dedico minha vida a este povo gentil que vê em mim uma poeta e uma sacerdotisa, uma curadora e uma vidente, uma mestra e uma amiga mas sobretudo vê em mim uma ligação entre o homem e Deus."
Ai-Tchourek (Coração de Lua) é uma Xamã de Tuva, país muito antigo entre a floresta siberiana e os desertos centro-asiáticos, uma poderosa curadora capaz de conversar com as estrelas.

Severa Romana
(Brasil, 2006, cor, 16 min, suporte DVD)
direção: Bio Souza, Sue Pavão, Rael Helyan
A cidade de Belém é o cenário onde ocorreu a tragédia de Severa Romana, dezenove anos, casada, e prestes a dar a luz. No dia 2 de novembro de 1900, Severa foi brutalmente assassinada por cabo Ferreira. Morre a mulher, nasce o mito, que a torna uma santa popular.

Retratos de mulheres de poder
Savoniha - A fé de uma Cristã do Oriente
(Rússia, 1995, cor, 30 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Costanzo Allione
Savoniha, 95 anos, foi testemunha da campanha anti-religiosa de Stálin durante a qual perdeu seu pai, um dos principais representantes dos "velhos crentes" siberianos.
Memória poética - São Francisco Xavier
(Brasil, 2004-2007, cor, 25 min, suporte DVD)
direção: Anahí Santos e Gabriela Leirias
Documentário poético a partir de entrevistas com antigos moradores de São Francisco Xavier e performances dialogando com lugares e histórias coletadas. Destaca-se Dona Dita, 100 anos, rezadeira cujos cantos e rezas próprios da cultura caipira revelam uma comunidade profundamente enraizada na religião católica.

20h
Nadia Stepanova "Encontro"
(Itália, 2007, cor, 27 min, suporte DVD, legendas em português)
Produção: Cinema & TV Cinevideoproduzioni
Documentário em que a xamã buriáta Nádia Stepanova fala de sua visão de mundo e de como pratica o Xamanismo.
Nádia Stepanova, Xamã Buriáta (Retratos de mulheres de poder)
(Itália/Buriátia, cor, 30 min, suporte DVD, locução em português)
direção: Costanzo Allione
Nadia Stepanova é uma xamã buriáta que revive, neste filme, as cerimônias rituais Xamânicas que, por séculos, regeram a vida na taiga. Esta manifestação religiosa sobreviveu por um longo período até ser reprimida pela campanha anti-religiosa empreendida por Stalin nos anos 1930.

21h
Palestra - Xamanismo mongol e a cura
Com: Nádia Stepanova (presidente da Associação de xamãs Khese Kengereg na Buriátia (Rússia), representante no Conselho de Estado na área de religiões e Titular na Academia de Arte e Cultura da Buriátia).

Ver programação de debates e palestras

dia 25/9 - quinta

16h
Daritizé, aprendiz de curador
(Brasil, 2003, cor, 35 min, suporte DVD)
direção e fotografia: Divino Tserewahú - edição: Divino Tserewahú e Leonardo Sette
O documentário descreve o cerimonial do Wai´á, em que os jovens são iniciados ao mundo espiritual para desenvolver o seu poder de cura.
Sapucaia
(Brasil, 2007, cor, 24 min, suporte DVD)
direção: Sílvia Bigarelli e Victor Menezes
O barro e seu sentido em várias tradições religiosas é o fio condutor da trama, construído em linguagem poética, contando com imagens, frases escritas e faladas e música. O filme é estruturado em três blocos temáticos: barro, veias do Vale e Sapucaia. O resultado é um mosaico do patrimônio cultural da região do Vale do Paraíba.

Klossowski, pintor-exorcista
(Klossowski, peintre-exorciste, França, 1987, cor, 25 min, suporte DVD, legendas em espanhol)
Ficção em três episódios sugerindo o universo demoníaco do escritor e artista Pierre Klossowski.

18h
Um Noel no Tibete
(Un Noel au Tibet, França, 2006, cor, 39 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Jean Baptiste Warluzel, Falk van Gaver e Constantine de Slizewic.
Na fronteira da China com o Tibete existe uma comunidade de tibetanos católicos evangelizados por missionários franceses que é duplamente perseguida pelo Governo Comunista. O filme retrata o cotidiano religioso dessa comunidade.

Carpição
(Brasil, 2007, cor, 41 min, suporte DVD)
direção: Vitor Menezes
Nesse documentário vemos a prática religiosa da "carpição" para cura associada à Santa Ana, mãe da Virgem Maria, que acontece em um substrito rural de Jacareí, numa capela construída pelos devotos. Antigos fiéis freqüentadores contam a história do surgimento dessa prática e suas transformações até hoje.

20h
Vida de Giácomo
(Vita di Giacomo, França, 2007, cor, 30 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Diego Governatori e Luca Governatori
Verão de 2006 na Itália. Giacomo está finalizando seus estudos como seminarista. Prestes a se ordenar, fica ponderando sobre sua vocação.
Vivendo num mundo perfeito
(Living in a perfect world, Itália/México, 2007, cor, 71 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Diego D' Ínnocenzo e Marco Leopardi
Documentário sobre a Comunidade Menonita que vive no México. A Comunidade não permite o uso de carros, rádio, TV e eletricidade, mostrando os conflitos entre uma nova geração que deseja ter acesso aos confortos da modernidade e os pioneiros que preferem permanecer distantes.

dia 26/9 - sexta

16h
Retratos de mulheres de poder
Habiba - Uma santa sufi do Uzbequistão
(Uzbequistão, cor, 30 min, suporte DVD, legendas em português)
Habiba vive no Uzbequistão, terra de sonho com cúpulas e minaretes, um cruzamento entre a civilização ocidental e a oriental, ao longo da Rota da Sêda.
Temporada de pesadelos
(A season of nightmare, Irã, 2007, cor, 13 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Ghasem Ansari
O filme trata dos costumes religiosos numa aldeia iraniana, onde as tradições tribais se mesclam com o islamismo.
Truth and Beyond
(Bangladesh, 2006, cor, 50 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Ahmed Muztada Zamal
O Islamismo em Bangladesh se caracteriza pela influência do sufismo, a mística islâmica, em que a música é um dos veículos da fé. O filme documenta, por meio de uma viagem pelo interior do País, a prática de grandes músicos sufis, ressaltando uma situação que nos remete a um "desafio repentista".

18h
Rastros, pegadas de mulher
(Traces, empreintes de femmes, França/Bélgica/Burkina Faso/Senegal, 2003, cor, 52 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Katy Léna Ndiaye.
As pinturas murais das mulheres kassenas de Burkina Faso, perto da fronteira com Gana, são famosas pela beleza do traçado e pela harmonia de cor. O filme compara tradição e modernidade, por meio do retrato de três anciãs e da "neta" que elas iniciam nas técnicas ancestrais.
Tempos incertos
(Ongewess jyd, Holanda, 2006, cor, 63 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Diego Pos
Documentário de ficção que mostra a história da comunidade judaica de Panamaribo, na Guiana Holandesa, por meio de um descendente que reside em Amsterdã e vai procurar suas raízes judaicas.

20h
Padre Pio, o endemoniado do céu

(Itália, 2007, cor, 57 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Stefano Rizzelli
Contestado e exultado, amado e hostilizado, Padre Pio, o frade capuchinho de Pietrelcina, foi proclamado Santo em 16 de junho de 2002. Objeto, ainda em vida, de uma fortíssima veneração popular graças as suas supostas capacidades de cura, mas também sob grande crítica e suspeição no ambiente eclesiástico. Ainda hoje, 40 anos após sua morte, suas profecias e encontros com o demônio são um ponto controverso.

21h
Palestra - Diálogos com o Mal
com: Luiz Felipe Pondé (filósofo, mestre em História da Filosofia Contemporânea (USP) e em Filosofia Contemporânea (Université de Paris VIII). Doutor em Filosofia Moderna (USP) e pós-doutor (University Of Tel Aviv).

dia 27/9 - sábado

16h
Em nome de Cristo
(Au nom du Chirst, França, 1993, PB, 82 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Roger Gnoan M'Bala - elenco: Naky Sy Savané, Pierre Gondo
Em uma aldeiazinha marfinense, vive um pequeno porqueiro desprezado por todos. Um belo dia, ele bebe demais e tem a visão de uma 'criança Deus' que o elege para salvar seu povo. Ele passa então a ser Magloire 1º, primo de Cristo, e usa a sua eloqüência para impressionar a imaginação das pessoas e fundar uma seita.
Lar do amor
(House of love, França/África do Sul/Namíbia, 2001, PB, 26 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Cécil Moller
Imprensado entre o mar e o deserto, sob um sol a pino, o porto de Welvis Bay na Namíbia é uma prisão a céu aberto para a pequena comunidade de mulheres obrigadas a prostituir-se. Cécil Moller colhe o depoimento dessas mulheres, suas histórias pessoais, sua luta diária e sua esperança de redenção, apoiadas por movimentos religiosos que pregam a reabilitação.

18h
O processo de Joana D´Arc
(Le procès de Jeanne d'Arc, França, 1962, PB, 65 min, 35 mm, legendas em português)
direção: Robert Bresson.
O Processo de Joana D´Arc é umas das obras-primas de Robert Bresson, um dos grandes mestres do cinema contemporâneo. O filme reconstitui a prisão, o julgamento e a execução de Joana D´Arc, baseando-se exclusivamente em documentos históricos.
Buud Yam
(França, 1997, PB, 99 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Gaston J-M Kabore - elenco: Serge Yanogo, Amssatou Maiga, Sévérine Ouddouda.
Wend Kuuni foi encontrado quase morto na selva quando era criança e foi adotado por uma família. Apesar de ter sido aceito pela comunidade da aldeia continua a ser tratado como um forasteiro. A vida em família decorre serena até o dia que Poghnéré, sua irmã adotiva, fica gravemente doente. Wend Kuuni parte em busca de um curandeiro lendário para salvar sua irmã da morte. Sai então de sua aldeia e começa uma jornada que o conduzirá rumo às suas próprias raízes.

20h
O Sol nasce para todos
(The sun shines on all equally, Irã, 2007, cor, 90 min., legendas em português - suporte DVD)
direção: Abbas Rafei
Negar e Janet são amigas íntimas. Reza, marido de Negar e ex-marido de Janet, é vítima da guerra química, desacreditado pela medicina tradicional. Enganando o diretor do hospital, amigo do influente pai de Negar, as duas amigas conseguem fugir com Reza e levá-lo a um famoso santuário, em busca de um milagre. Durante a longa viagem muitos milagres os guiam até o milagre maior para o casal muçulmano e a inesperada iluminação da cristã Janet.

dia 28/9 - domingo

16h
O jeca e a égua milagrosa
(Brasil, 1980, cor, 102 min. - 35mm)
direção: Amácio Mazzaropi
Na caça aos votos, dois fazendeiros fazem de tudo para se elegerem prefeito em uma cidade do interior. Ambos têm terreiros de umbanda e candomblé e utilizam os espaços para influenciar os moradores, arrebanhando fiéis para seus cultos e votos nas próximas eleições.

Do outro lado do céu
(Brasil, 2001, cor, 20 min, suporte DVD)
direção e fotografia: Vincent Carelli - edição: Tutu Nunes - realização: TV Escola/Ministério da Educação.
A religiosidade e o sentido místico da cultura indígena, tendo como referência as tribos Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Maxacali (MG).

18h15
Hâl
(França, 2003, PB, 54 min, suporte DVD, legendas em espanhol)
direção: Yves de Peretti.
Djamshid Cheminari transmitiu aos seus dois filhos - Keyvan e Bijan, nascidos e criados na França - a paixão por seu instrumento, o zarb. Yves de Peretti é quem acompanha os três em uma viagem musical pelo Irã, país de origem da família, que os dois jovens não conheciam. O filme mostra esse momento único de encontro com um país em que a música está estreitamente relacionada com a poesia e a espiritualidade.

Retratos de mulheres de poder
Doljin Kandro Suren - "nos reencontraremos na Terra das Daquinis"
(Itália/Mongólia, cor, 27 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: Costanzo Allione
Com mais de oitenta anos, Doljin Kandro Suren é uma mestra budista e uma guia espiritual de milhares de pessoas na Mongólia e na Rússia. Ela sobreviveu à perseguição religiosa, encontrando dentro de si a força para superar o desespero no qual vivia depois de 70 anos de regime comunista. Permaneceu a única detentora da linhagem do Chod na Mongólia.

20h
Um pequeno canto do Tibete
(A Little Corner of Tibet, Itália, 2007, cor, 50 min, legendas em português)
direção: Marco Leopardi
Documentário narrado por um garoto que estuda num monastério budista na Índia, mostrando seu cotidiano e as práticas do budismo tibetano de forma didática e pungente.
O Oráculo
(The Oracle, Canadá, cor, 60 min, suporte DVD, legendas em português)
direção: David Cherniack - produção: Ellisent Entertainment/ VisionTVInternational
Um documentário que examina o fenômeno de transe e possessão abordando uma de suas mais dramáticas manifestações: O Oráculo Estatal do Tibete.

Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.asp


Nenhum comentário: