segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Currículo - Joana Sanches

Dia 05/11/2010 - 9:00 – Sala 506 – Oficina – Valorização Humana – Joana Sanches Psicóloga Clínica atuando com a melhor idade em atividades relacionadas.

A Oficina de Valorização Humana que tenho realizado, vem sendo desenvolvida em vários grupos que possuem uma atuação profissional ou objetivo comum, busca propiciar através de Dinâmicas de Grupo reflexões para o fortalecimento individual e em sua relação com o grupo, levando-os a:

1 – Posturas de relacionamento, engajamento, comprometimento e trabalho em equipe.

2 – Compreensão de conflito como expressão da diversidade.

3 – Entendimento de mecanismos de ação-colaboração-resultado.

4 – Compreensão dos mecanismos de comunicação que podem exercer um papel de facilitador no trabalho em equipe.

5 – Perceber-se como individuo que, em sua interação com o mundo, tornam-se agentes ativos e podem influir com estratégias adequadas, no respeito à vida e na condição humana.

Estas atividades são desenvolvidas em módulos de quatro encontros, uma vez na semana com duração aproximada de duas horas, e a expectativa é de que gradativamente ocorra um amadurecimento do grupo, individualmente e de maneira coletiva.

Alguns aspectos abordados:

- Percepção das diferenças, semelhanças e respeito entre o grupo.

- Suscitar o sentimento de pertencimento grupal.

. Reforçar a autoconfiança/interação social.

. Refletir sobre o processo de comunicação.

. Reconhecer-se como sujeito ativo na busca de alternativas de superação das dificuldades.

. Otimização da qualidade de vida, considerando os fatores emocionais que agem contra ou a favor do bem estar psíquico e, portanto da vida como um todo.

. Buscar torna-los sujeito ativo e responsável em todo o processo de prevenção, comunicação e transformação.

. Reconhecer a si como protagonista da história de construção de sua realidade.

. Reflexão sobre atuação profissional e postura.

Através da abordagem e reflexão de cada um destes temas com dinâmicas específicas,ao final dos módulos o grupo sugere um maior fortalecimento individual e integração , avaliando situações, buscando superar dificuldades com busca de estratégias adequadas ao trabalho em equipe , resultado de uma maior reflexão/percepção da importância de seu auto-conhecimento e atuação individual para um melhor resultado do trabalho em equipe.

No encontro com os alunos de Psicologia da Unip, estará sendo realizado o processo inicial destes módulos,com a utilização de algumas dinâmicas que auxiliem na compreensão dos resultados que buscamos com este trabalho.

A duração da atividade será em média duas horas, pois algumas dinâmicas podem ou não ser utilizadas de acordo com o desenvolvimento do grupo.

Material que acredito ser necessário:

. Data Show

. Folha de Sulfite

. Caneta para cada participante

. Bexiga

Conforme nossa conversa será realizado em 05.11.2010 - Horário 9:00 hs. Para a organização da sala estarei chegando na Unip com 30 minutos de antecedência.

Joana Sanches

2809.****

2289.****

Nenhum comentário: